business, growing, fast

Gerenciamento de Mudanças: Processo Vital na Fase de Transição do Serviço do Ciclo de Vida do Serviço

As citações de algumas das personalidades famosas a respeito da mudança são fornecidas abaixo:

Charles Darwin:  Não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que mais reage às mudanças.
George Bernard Shaw: O  progresso é impossível sem mudança, e aqueles que não conseguem mudar de ideia não conseguem mudar nada.
Benjamin Franklin: Quando você terminar de mudar, acabou.
Arnold Bennett: Qualquer mudança, mesmo para melhor, sempre vem acompanhada de desvantagens e desconfortos.

Os provérbios acima explicam a regra de ouro de nossas vidas: A mudança é permanente e se não mudarmos de acordo com a tendência, morreremos.

Para se manter no mercado, as Multinacionais devem sempre pensar em melhorias tecnológicas em seus serviços ou produtos, a fim de reter clientes mais antigos e conquistar novos clientes (ou seja, manter sua posição e participação no mercado). Como explica o quarto provérbio, o progresso efetivo sempre é desencadeado pela mudança, mas é preciso entender que o caminho estaria repleto de desafios.

O Gerenciamento de Mudanças é um dos processos vitais do  ITIL  (Information Technology Infrastructure Library). A estrutura ITIL consiste em cinco fases do Ciclo de Vida do Serviço, a saber, Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço , Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.

O processo de Gerenciamento de Mudanças é um dos processos de Transição de  Serviço .

Agora, vamos entender sobre o Gerenciamento de Mudanças e sua importância.

O objetivo de um Gerenciamento de Mudanças bem-sucedido deve ser sempre proteger os serviços existentes para a empresa e o cliente e, ao mesmo tempo, facilitar as mudanças tecnicamente com o mínimo de interrupções nas políticas e princípios da organização.

É responsabilidade da Equipe de Gestão de Mudanças registrar, avaliar, planejar e contabilizar todas as mudanças e é obrigatório que eles tenham um histórico de todas as atividades habilitadas para mudanças. Uma avaliação, revisão e gerenciamento inadequados de uma mudança podem causar um impacto drástico nas operações de negócios, pois as mudanças estão sempre associadas a riscos.

Normalmente, as Organizações Multinacionais e até mesmo as pequenas empresas possuem um Conselho Consultivo de Mudanças e seu principal objetivo é reduzir os riscos associados às mudanças. Eles garantem que ferramentas adequadas e pessoal com a quantidade necessária de experiência estejam disponíveis para lidar com as mudanças.

Uma reunião do Conselho Consultivo de Mudanças é obrigatória no caso de mudanças complexas e (reunião) deve ser presidida pelo Gerente de Mudanças.

As organizações devem entender que as ferramentas necessárias para o gerenciamento eficaz de Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Problemas e Service desk podem ser caras do que as ferramentas mais antigas em operação, mas considerando os benefícios de longo prazo, elas (despesas) são justificáveis.

Conquistar a  certificação ITIL Foundation  pode ser um dos primeiros passos que qualquer profissional no auge de sua carreira pode começar a praticar na maioria das organizações que já implantaram o ITIL ou em processo de implantação do ITIL em seus projetos.

Uma vez que a ITIL está ganhando popularidade, os profissionais, após passarem na  certificação ITIL Foundation  podem selecionar seus módulos de Ciclo de Vida (Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada) ou qualquer um dos módulos de Capacidade de Planejamento, Proteção e Otimização, Liberação, Controle e Validação, Ofertas e Análise de Serviços e Suporte Operacional e Contratos. Participar de uma classe de certificação ITIL intermediária não só ajudará o profissional a obter conhecimento das melhores práticas que podem ser implementadas em sua organização para aumentar a produtividade e a melhoria dos serviços, mas também pode servir como um incentivo para seu currículo ou carreira.

Conheça melhor nossos cursos de ITIL 4 Foundation e esteja melhor preparado para o
mercado de gerenciamento de serviços de TI.

Aprenda ITIL v3 Foundation do ZEROAprenda ITIL 4 Foundation do ZERO

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
Precisa de Ajuda?