Como adquirir inteligência emocional no trabalho

Segundo o dicionário, trabalho é a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim. Também pode ser considerado uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.

E para você, o que o “trabalho” significa?

Aqui vai alguns dos significados que as pessoas que me pediram estratégias novas para mudar suas vidas no ambiente de trabalho.

    “O trabalho dignifica o homem.”

    “Deus ajuda, quem cedo madruga – para trabalhar.”

    “Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro.”

    “O rico explora o trabalho do pobre.”

    “Eu me divirto no meu trabalho.”

    “Quanto mais eu trabalho, mas sorte eu tenho.”

    “Faça o que você ama e nunca mais irá trabalhar.”

A lista é enorme, mas acho que você já entendeu onde eu quero chegar. As pessoas têm pontos de vista diferentes sobre esta simples palavra – trabalho.

Quer saber de verdade quais destas frases estão certas e quais estão erradas? Não há frase certa ou errada, há apenas as verdades que cada pessoa acredita nestas frases e estas verdades guiam suas vidas profissionais para um dos dois caminhos possíveis. O sucesso ou o fracasso profissional. E agora você precisa se perguntar, que verdades você tem acredito em sua vida?

Para ajudar você a ter mais clareza em como formular a SUA VERDADE que te levará a um nível de plena satisfação no seu trabalho, você precisa de estratégias que te deem poder de superar os desafios que seu trabalho traz no dia-a-dia.

Vamos lá, chega de ser consequência das ações do seu trabalho e comece a ser a causa das mudanças, para isso sua nova estratégia precisa ter ingredientes necessários a uma vida de sucesso profissional, primeiramente você precisa conhecer a si mesmo para sabe suas forças e fraquezas, depois você criará um planejamento de carreira, neste plano você precisará ter estratégias para ser humilde, positivo, determinado, organizado, sociável, comprometido, colaborativo e grato. Essas são algumas das características que lhe dará maior controle de sua vida no ambiente de trabalho.

Você pode estar se perguntando agora, COMO eu adquiro tais comportamentos ou crio alguns destes novos comportamentos no ambiente de trabalho – a resposta é: MODELAGEM, ou seja, busque alguém que já tenha obtido tais resultados através destes comportamentos e os modele.

Algumas ferramentas que auxiliam neste processo de modelagem são conquistadas através de sua inteligência emocional, leia livros, revistas, artigos sobre como estas pessoas conseguiram chegar lá, tenha também um mentor que lhe dê “o caminho das pedras” e por fim, conhecimento é poder e este poder você adquire em palestras, cursos e seminários onde especialistas apresentam técnicas e ferramentas que te levam a este nível de sucesso profissional que você busca.

O seminário Vida em Alta Performance que eu criei entrega a você exatamente a fórmula de como obter estes comportamentos e atitudes que apenas as pessoas que já alcançaram resultados extraordinários conseguem.

Abraços calorosos,

Erick Herdy

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