No Século 21, a Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser considerada apenas como uma área técnica e foi incorporada por muitas empresas como ferramenta estratégica do negócio.
Esse cenário fez surgir diversos frameworks (modelos) de processos e melhores práticas, entre os quais se destaca o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), criado para o governo britânico como uma estrutura independente que tem como objetivo ajustar pessoas, processos e a própria tecnologia para aumentar a eficiência da gestão dos serviços de TI.
Dividido em cinco capítulos, este curso apresenta os conceitos básicos da gestão de serviços da TI e os principais processos descritos na biblioteca ITIL, estrutura de gerenciamento de serviços de TI mais adotada mundialmente na atualidade.
Estrutura
Capítulo 1 – Introdução ao ITIL Foundation
Capítulo 2 – Estrutura do Serviço de TI
- Biblioteca de Infraestrutura de TI – ITIL
- Planejamento Estratégico do Serviço
Capítulo 3 – Desenho do Serviço de TI
- Integração das Necessidades do Negócio
- Desenho do Serviço
Capítulo 4 – Transição de Serviço de TI
- Alinhamento entre Desenho e Operação
- Processos na Transição e Gerenciamentos
Capítulo 5 – Operação de Serviço de TI
- Entrega e Controle da Operação
- Central de Serviços
- Gerenciamento de Problema
Capítulo 6 – Melhoria contínua do Serviço de TI
- Melhoria contínua do Serviço de TI
- Ciclo PDCA
- Sete passos do processo de melhoria
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Idade mínima indicada: 18 anos.